Conta de luz tem redução na bandeira tarifária, mas custo extra permanece

 

A redução da bandeira tarifária na conta de luz começou a valer nesta quarta-feira (1º). A medida, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no fim de setembro, representa uma cobrança até 43% mais barata por cada 100 kWh consumido, mas, na prática, os consumidores ainda continuam pagando um valor adicional.

Com a mudança, a bandeira vermelha patamar 2 foi rebaixada para a vermelha patamar 1, o que reduziu o custo extra de R$ 7,87 para R$ 4,46 a cada 100 kWh. Apesar da queda, a Aneel ressaltou que o cenário hídrico continua desfavorável, já que as chuvas seguem abaixo da média e os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis baixos, exigindo maior uso das termelétricas — que encarecem a produção de energia.

A bandeira vermelha 2 vigorou por aproximadamente dois meses, a partir de agosto, refletindo condições “muito desfavoráveis” para a geração de energia. Contudo, o impacto mais pesado no bolso dos consumidores só foi sentido em setembro, já que em agosto houve desconto referente ao bônus da energia de Itaipu.

Postagem Anterior Próxima Postagem