Já teve início o pagamento do 13º salário para os novos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os depósitos, realizados juntamente com o benefício mensal, começaram nesta segunda-feira, 24 de novembro, e seguem até o dia 5 de dezembro.
Recebem a gratificação agora os segurados que tiveram o benefício concedido entre maio e outubro deste ano. Ao todo, são 2,4 milhões de pessoas contempladas, somando um montante de R$ 2,9 bilhões.
Os demais beneficiários do INSS já receberam o 13º de forma antecipada, dividida em duas parcelas: a primeira paga em abril e a segunda, em maio.
Têm direito ao 13º salário os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte e benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Nos casos de auxílios temporários, o pagamento é proporcional ao período recebido ao longo do ano.
Importante lembrar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não incluem o pagamento do 13º salário, uma vez que não são considerados benefícios previdenciários.
